Normas e Orientações para Conclusão de Curso

Aos futuros concluintes dos Cursos de Pós-Graduação ministrados pelo Cedap e pela Faculdade São Luís de França, recomendamos observar as normas da faculdade que podem ser consultadas a partir desta página, clicando as informações grifadas.

A Faculdade São Luís estabeleceu, para a maior parte dos cursos, que a Monografia ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ter o formato de um artigo científico.

Com isso, o concluinte que escrever um bom trabalho poderá publicá-lo tanto em periódicos da própria instituição quanto em outras revistas nacionais ou estrangeiras. Como se sabe, a publicação de artigos representa um importante diferencial no currículo de um profissional.


Para melhor conhecimento das normas, acesse o Manual/Regulamento para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Antes de começar a escrever o seu TCC, consulte o Modelo de Artigo indicado pela Faculdade, o que facilitará o seu trabalho e permitirá uma adequação do mesmo às normas brasileiras, elaboradas pela ABNT. Peça o modelo à coordenação do curso ou ao seu Orientador. Para contato com a Coordenadora do Curso , professora Moanna, escreva para vicecedap@ymail.com.
Para contato com o Coordenador Geral na Bahia, escreva para cidseixas@yahoo.com.br.
Visando assegurar a qualidade e a procedência dos trabalhos apresentados, no ato de entrega do TCC, todo autor deverá assinar um "Termo de Responsabilidade sobre a autenticidade do Trabalho de Conclusão de Curso” e um “Termo de Autorização para disponibilização de Trabalhos de Conclusão de Curso na Biblioteca Digital”.

Você poderá imprimir estes termos clicando acima. Depois é só entregar juntamente com o TCC ou Artigo.

Com esta medida, todos os alunos dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Luís de França poderão ter a certeza de que os textos consultados dos nossos Especialistas são autênticos e não meras cópias de artigos de terceiros. Os autores respondem pela veracidade da informação.

NORMAS DA ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, estabelece com detalhes os modos de produção de trabalhos escritos. Para facilitar o seu trabalho selecionamos as principais normas utilizadas. Veja abaixo.



NBR 14724
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) visando sua apresentação a banca examinadora de professores, especialistas.
http://www.cin.ufpe.br/~fab/cursos/metodologia/ABNT/ABNT%20NBR%2014724.pdf


NBR 6022

Esta Norma estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.
2 Referências normativas
As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda norma está sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.
NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração
NBR 6024:2003 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito. Esta Norma substitui a NBR 6022:1994.
http://ufpi.br/ppgaarq/arquivos/file/6022-artigoempublicaoperidicacientficaimpressa.pdf

NBR 6023

Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências.
Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
Esta Norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.
http://www.cin.ufpe.br/~fab/cursos/metodologia/ABNT/ABNT%20NBR%206023.pdf

NBR 6024

Esta Norma estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o interrelacionamento da matéria e a permitir sua localização.
Esta Norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).
http://www.cchla.ufpb.br/ccs/pdf/Normas%20ABNT/NBR6024[1].pdf
NBR 6028

Esta Norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.
2 Definições
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
2.1 palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.
2.2 resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
http://mestrado.brazcubas.br/wp-content/uploads/2009/03/nbr6028_resumo1.pdf

NBR 10520

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
3.1 citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.
3.2 citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
3.3 citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
3.4 citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.
3.5 notas de referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.
3.6 notas de rodapé: Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
3.7 notas explicativas: Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
http://www.cin.ufpe.br/~fab/cursos/metodologia/ABNT/ABNT%20NBR%2010520.pdf