Dados do Coordenador dos Cursos


Cid Seixas (Fraga Filho) – cidseixas@yahoo.com.br – é professor universitário, escritor e jornalista. Antes de se dedicar à carreira docente, atuou na imprensa como repórter, copy desk e editor, trabalhando em rádio, jornal e televisão. Fundou e dirigiu um dos mais qualificados suplementos literários dos anos setenta, o Jornal de Cultura, publicado na Bahia pelos Diários Associados.

É Mestre pela UFBA e Doutor pela USP. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, trabalhou ativamente na reestruturação do Mestrado em Lingüística e Letras e no plano inicial de implantação do Doutorado. Exerceu as funções de Vice-Chefe e de Chefe do Departamento de Letras Vernáculas da UFBA, bem como de Vice-Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Lingüística e Letras.

Como consultor, na área de educação, elaborou os currículos de alguns cursos universitários, sendo responsável, ao lado de outros professores, pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na área de editoração, dedica-se a planejamento editorial e projetos de livros e publicações. Além de ter colaborado com jornais e revistas especializadas, – entre os quais O Estado de S. Paulo e a Colóquio Letras, de Lisboa – assinou, durante cinco anos, a coluna “Leitura Crítica”, no jornal A Tarde.

Publicou duas dezenas de livros e plaquetes, entre obras de criação, teoria e crítica, destacando-se O Espelho de Narciso: Linguagem, cultura e ideologia no idealismo e no marxismo; ensaio sobre filosofia da linguagem (Civilização Brasileira, 1981), Triste Bahia, oh! quão dessemelhante; artigos sobre a literatura na Bahia (Coleção Letras da Bahia, 1996), O lugar da linguagem da teoria freudiana; ensaios sobre psicanálise e cultura (Casa de Jorge Amado, 1996), O espelho infiel; poesia (Diadorim, 1998), O trovadorismo galaico-português (UEFS, 1999) e Os riscos da cabra cega: recortes de crítica ligeira; (PPgLDC, 2004). Atualmente, coordena os cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) oferecidos na Bahia pelo CEDAP. Confira o Curriculum Lattes do professor na página do CNPq clicando
aqui.

O coordenador dos cursos de Pós-Graduação
oferecidos pelo CEDAP, Professor Doutor Cid Seixas.
Para conhecer alguns dos seus artigos clique
aqui.

BIBLIOGRAFIA DO AUTOR

POESIA

Temporário; poesia. Salvador, Ci­mape, 1969 (Coleção Autores Baianos, 3).

Paralelo entre homem e rio: Fluviário; poesia. Sal­va­dor, Im­pren­sa Oficial da Bahia, 1972.

O signo selvagem; metapoema. Salvador, Margem; De­parta­mento de As­suntos Culturais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1978.

Fonte das pedras; poesia. Rio de Janeiro, Ci­viliza­ção Brasi­leira; Bra­sília, Instituto Nacional do Livro, 1979.

Fragmentos do diário de naufrágio; poesia. Salva­dor, Ofi­ci­na do Livro, 1992.

O espelho infiel; poesia. Rio de Janeiro, Diadorim, 1996.


ENSAIO E CRÍTICA

O espelho de Narciso. Livro I: Linguagem, cultura e ideo­logia no idealismo e no marxismo; ensaio. Rio de Ja­neiro, Civiliza­ção Brasileira; Brasília, Ins­tituto Nacional do Livro, 1981.

A poética pessoana: uma prática sem teoria; en­saio. Sal­vador, CEDAP / Centro de Editora­ção e Apoio à Pes­quisa, 1992 (Tiragem restrita e fora do comércio).

Godofredo Filho, irmão poesia; ensaio. Salvador, Ofi­ci­na do Livro, 1992 (Tiragem restrita e fora do comércio).

Poetas, meninos e malucos; ensaio. Salvador, Uni­ver­si­­dade Federal da Bahia, 1993 (Cadernos Literatura & Lingüís­ti­ca, Vol I).

Jorge Amado: Da guerra dos santos à demolição do euro­cen­­tris­mo; ensaio crítico. Salvador, CEDAP, 1993.

Literatura e intertextualidade; ensaio. Salvador, CEDAP, 1994.

Herberto Sales. Ensaios sobre o escritor. Salvador, Oficina do Livro, 1995 (Tiragem restrita e fora do comércio).

O viajante de papel. Perspectiva crítica da literatura portuguesa. Salvador, Oficina do Livro, 1996 (Tiragem limitada, fora do comércio).

Triste Bahia, oh! quão desseme­lhante. Notas sobre a literatura na Bahia. Salvador, Egba, Secretaria da Cultura, 1996.

O lugar da linguagem na teoria freudiana; ensaio. Salvador, Fundação Casa de Jorge Amado, 1997 (Col. Casa de Palavras).

O silêncio do Orfeu Rebelde e outros escritos sobre Miguel Torga; ensaios. Salvador, Oficina do Livro, 1999 (Tiragem restrita e fora do comércio).

O trovadorismo galaico-português; ensaio crítico e antologia. Feira de Santana, UEFS, 2000.

Três temas dos anos trinta; textos de crítica literária. Feira de Santana, UEFS, 2003 (Cadernos de sala de aula).


NO EXTERIOR

The savage sign / O signo selvagem; poesia; trad. Hugh Fox. Lansing, Ghost Dance, 1983 (Edição bilingue norte-americana).

Veja as capas dos livros relacionados acima clicando no item Bibliografia de Cid Seixas.